terça-feira, 22 de novembro de 2011

DICAS 2 : Arroz - como escolher, preparar, entre outros

Quem nunca deixou o arroz queimar? Ou então passar do ponto e ele ficar como uma "papa"? Eu sempre deixava ele assim rsrs (que cozinheiro não? hehe). Vou passar umas dicas de como escolher os melhores grãos de arroz, o que fazer quando ele queima e alguns truques para ele ficar mais soltinho. Simboraaaa!!

1
O arroz solto, feito com o tipo de arroz longo ou médio, só fica bom com grãos inteiros. Ao comprar, prefira aquele que apresente os grãos médios, com menos quantidade possível de grãos partidos. Não compre se estiver opaco, pois ficará empapado. O arroz deve ser um pouco translúcido. Para risotos, escolha o arroz de grão curto. nas lojas de produtos especializadas de produtos alimentares, existem tipos de arroz italianos especiais para este prato. Ao escolher arroz integral, prefira-o sem resíduos, sinal de caruncho ou ácaros; aracnídeos microscópios que atacam o germe dos grãos - a presença de pó no fundo da embalagem pode indicar a sua presença.
Convém guardar o arroz em latas ou frascos, evitando deixá-lo na embalagem, onde poderá absorver o cheiro de outros produtos que estejam próximos.

2
Lembre-se de que o arroz deve ser sempre posto a cozer em água fervente, nunca em água fria ou morna. Mesmo a água que se adicionar durante o cozimento deve ser quente.
Um bom arroz, bem solto, depende até certo ponto da sua qualidade. Há certos tipos que cozinham rapidamente: são os melhores para preparar arroz-doce. Deve escolher bem o arroz, lavá-lo em diversas águas e deixá-lo secar durante cerca de uma hora numa peneira ou no escorredor. Eis a maneira mais comum de preparar arroz. Para cada duas chávenas de arroz cru, refogue 1 cebola picada em 3 colheres (sopa) de azeite. Junte, se quiser, um tomate pequeno, sem pele nem sementes, picado. Assim, o arroz ficará levemente rosado. Mexa bem, deiteo arroz no tacho e deixe ao lume durante alguns minutos, mexendo para não pegar no fundo. Em seguida, junte cerca de 5 chávenas de água fervente. A maior ou menor quantidade não só depende da qualidade do arroz, como do facto de o preferir mais ou menos cozido. Junte o sal, mexa bem, deixe ferver durante 5 minutos em lume vivo e depois diminua a chama. Em média, o arroz leva de 15 a 20 minutos para cozinhar. Para aquecer, ao jantar, o arroz que sobrou do almoço, a melhor maneira é fazê-lo em banho-maria. Ou, então, coloque o tacho do arroz sobre outro tacho, ou sobre a panela da sopa para que aqueça no vapor. Uma outra forma, ainda, é colocar o arroz numa peneira e esta sobre um tacho com água fervente.

3

A quantidade certa

Prepare aproximadamente 50 g de arroz (cru) por pessoa;
Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 g de arroz cru serão equivalentes a 150 g de arroz cozido.

4
Truques para um arroz mais solto
I. faça um furo no arroz quando este estiver quase cozido. Verta nesse espaço uma colher de sopa de vinagre e deixe cozer lentamente por mais dois minutos. 

II.   Um processo chamado "à oriental": Coloca-se numa caçarola 3 colheres(sopa) de maneteiga e leva-se ao fogo baixo para derreter. Depois põe-se 1/2kg de arroz não lavado  e mexe-se até ele ficar alourado absorvendo a manteiga. Em seguida adiciona-se a água fervendo (a água tem que ter o dobro do volume do arroz). Deixa-se no fogo, sem mexer, por 20 a 25 minutos; e quando estiver meio cozido, tira-se a panela do fogo e ponha-a no forno para cozinhar por completo e secar.

III. Passar o arroz por água corrente depois deste estar cozido pode ser uma forma de o tornar mais solto.
 
IV. Um truque simples é adicionar uma gota de limão na água, ele ficará mais solto.

5
Para o arroz ficar seco - cinco minutos antes de terminar o cozimento, coloque uma fatia de pão dentro da panela. Tape e termine de cozinhar o arroz. O pão absorverá o excesso de água e os grãos incharão.
Se você quiser o arroz soltinho e não conseguir, quando ele estiver pronto, destape a panela e adicione uma colher de sopa de água fria. Deixe por alguns minutos, seque e veja o resultado.

6
E quando o arroz queima? xiiiiii (lascou rsrs)


Para eliminar o cheiro e sabor a queimado, introduza uma cebola cortada ao meio entre o arroz. Deixe dentro da panela por alguns minutos e depois transfira o arroz para outro recipiente sem retirar o fundo que ficou queimado.
Para retirar resíduos de arroz queimado do fundo da panela, junte um pouco de água com vinagre, leve ao fogo, deixe ferver e vá soltando os resíduos com uma colher de pau.

7
Temperando o arroz

Se no final do cozimento, o arroz estiver com pouco sal, não se desespere - misture um pouco de sal num copo de água e leve de volta ao fogo. Se estiver muito salgado, ponha uns pinguinhos de limão (como é ácido ele irá reter o excesso de sal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário