sexta-feira, 25 de novembro de 2011

10 dicas para você nunca mais errar nas suas receitas!

Muito se fala sobre o dom da cozinha, ou a famosa “mão boa”. Se você já foi taxado como alguém sem grandes dotes culinários, mande essa fama para bem longe.
Cozinhar bem depende principalmente de uma boa técnica, doses de paciência e dedicação. O resto é lenda urbana! Às vezes são toques simples que fazem toda a diferença no resultado final.


1. Troca de ingredientes: na dúvida, não faça! Por exemplo, extrato de tomate e molho de tomate não são a mesma coisa, nem creme de leite fresco e creme de leite pasteurizado. Salsinha e alecrim? Nada a ver. Fique com o garantido.
2. Um pouquinho a mais ou um pouquinho a menos não faz diferença, certo? Errado! Nada de colocar mais farinha no bolo só porque o saco está no fim, ou acrescentar ketchup na receita porque você adora esse molho! O resultado pode ser um desastre.
3. Sabe aquela ideia de querer ganhar tempo e preparar duas receitas de bolo como uma só? Então, nem sempre dá certo. É melhor você preparar dois bolos com a receita de costume do que ter um bolo só com um gosto duvidoso. É o velho ditado: mais vale um pássaro na mão do que dois voando!
4. Não se engane: a forma do bolo é um fator importante para o sucesso. Se a receita indica uma forma com furo no meio, talvez não seja uma boa usar uma forma quadrada.
5. Ingredientes de origem obscura ou de má qualidade são uma fria! A economia pode matar o seu prato.
6. As temperaturas indicadas não estão lá só como enfeite. Tome cuidado principalmente com ovos, manteiga e líquidos.
7. Nada numa receita é por acaso. Respeite os seguintes termos: mexer com cuidado, bater com batedor manual ou garfo, misturar, sem parar de mexer. Por quê? Pense só numa combinação de leite com farinha de trigo no fogo. Se você parar de mexer, a mistura não vai ficar homogênea!
8. A temperatura do forno também é um fator crítico, mas às vezes os conceitos podem ser meio vagos para os iniciantes. Então, anote. Temperatura baixa? Entre 150°C e 170°C. Temperatura média? Entre 180°C e 200°C. Temperatura alta? Por volta de 210°C e 240°C. E sempre cheque se a receita pede forno preaquecido. Nesse caso, ele deve estar com a temperatura indicada no momento de colocar a preparação no forno.
9. Se você abrir o forno na hora errada só para ver se seu bolo está crescendo, acredite: ele vai murchar que é uma beleza. Para saber como anda o processo, acenda a luz do forno e dê aquela espiada!
10. Cozinhar requer paciência. Aumentar a temperatura do forno por causa da pressa não é uma boa. Os ingredientes perdem a textura e o prato não fica lá aquela coisa.

EXTRAÍDO DO SITE DA MC DONALD´S

Nenhum comentário:

Postar um comentário