sexta-feira, 25 de novembro de 2011

10 dicas para você nunca mais errar nas suas receitas!

Muito se fala sobre o dom da cozinha, ou a famosa “mão boa”. Se você já foi taxado como alguém sem grandes dotes culinários, mande essa fama para bem longe.
Cozinhar bem depende principalmente de uma boa técnica, doses de paciência e dedicação. O resto é lenda urbana! Às vezes são toques simples que fazem toda a diferença no resultado final.


1. Troca de ingredientes: na dúvida, não faça! Por exemplo, extrato de tomate e molho de tomate não são a mesma coisa, nem creme de leite fresco e creme de leite pasteurizado. Salsinha e alecrim? Nada a ver. Fique com o garantido.
2. Um pouquinho a mais ou um pouquinho a menos não faz diferença, certo? Errado! Nada de colocar mais farinha no bolo só porque o saco está no fim, ou acrescentar ketchup na receita porque você adora esse molho! O resultado pode ser um desastre.
3. Sabe aquela ideia de querer ganhar tempo e preparar duas receitas de bolo como uma só? Então, nem sempre dá certo. É melhor você preparar dois bolos com a receita de costume do que ter um bolo só com um gosto duvidoso. É o velho ditado: mais vale um pássaro na mão do que dois voando!
4. Não se engane: a forma do bolo é um fator importante para o sucesso. Se a receita indica uma forma com furo no meio, talvez não seja uma boa usar uma forma quadrada.
5. Ingredientes de origem obscura ou de má qualidade são uma fria! A economia pode matar o seu prato.
6. As temperaturas indicadas não estão lá só como enfeite. Tome cuidado principalmente com ovos, manteiga e líquidos.
7. Nada numa receita é por acaso. Respeite os seguintes termos: mexer com cuidado, bater com batedor manual ou garfo, misturar, sem parar de mexer. Por quê? Pense só numa combinação de leite com farinha de trigo no fogo. Se você parar de mexer, a mistura não vai ficar homogênea!
8. A temperatura do forno também é um fator crítico, mas às vezes os conceitos podem ser meio vagos para os iniciantes. Então, anote. Temperatura baixa? Entre 150°C e 170°C. Temperatura média? Entre 180°C e 200°C. Temperatura alta? Por volta de 210°C e 240°C. E sempre cheque se a receita pede forno preaquecido. Nesse caso, ele deve estar com a temperatura indicada no momento de colocar a preparação no forno.
9. Se você abrir o forno na hora errada só para ver se seu bolo está crescendo, acredite: ele vai murchar que é uma beleza. Para saber como anda o processo, acenda a luz do forno e dê aquela espiada!
10. Cozinhar requer paciência. Aumentar a temperatura do forno por causa da pressa não é uma boa. Os ingredientes perdem a textura e o prato não fica lá aquela coisa.

EXTRAÍDO DO SITE DA MC DONALD´S

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DICA 6: Diferenças entre empanado, milanesa e parmegiana

  • empanado: o alimento é passado apenas em farinha de trigo antes de fritar
  • à milanesa: o alimento é passado em farinha de trigo, ovos batidos e em farinha de rosca
  • à parmegiana: o alimento à milanesa recebe uma camada de queijo e molho
Para o empanado render mais adicione 2 colheres de sopa de água para cada ovo pedido na receita
O empanado fica mais saboroso se você temperar a farinha de rosca com um pouco de pimenta-do-reino, calabresa em flocos, alho ou orégano desidratado

DICA 5: Como conservar carnes prontas

Congelamento de carnes prontas

  • Somente não congele carnes preparadas com maionese, ovo cozido, batata ou creme de leite.
  • Disponha a carne em um pote com tampa e mantenha no congelador por um período de arté 3 meses.
  • Se você está preparando a carne já com intenção de congelar, tempere com sal marinho (encontrado nos supermercados) em vez de sal comum.
  • Durante o congelamento, o sabor do sal é acentuado, deixando as comidas salgadas demais.
  • Com sal marinho, isso não acontece. Outra opção é diminuir a quantidade do sal comum.
  • Quanto ao descongelamento, mantenha a carne na geladeira de um dia para o outro. Depois, aqueça para servir.

Dicas para sua sobremesa

  • Sempre que o doce precisar ir ao forno, unte o refratário com manteiga. Dessa forma, o doce não gruda na forma e a manteiga dá mais sabor à sua receita.
  • Quando a sobremesa possuir camadas de cremes diferentes, estes devem ser utilizados frios a fim de evitarem que os mesmos se misturem. Para facilitar esse procedimento, pode-se levar à geladeira por alguns minutos. Dessa forma ficam mais consistentes.
  • Uma dica para que as frutas como bananas, maçãs e peras não escureçam, é passá-las, antes do preparo dos doces, por suco de limão ou laranja.Assim, essas frutas mantem sua coloração natural.
  • Para as frutas secas ficarem mais macias, hidrate-as , colocando em uma tigela com água morna duranrte 20 minutos. Escorra e utilize como indicado na receita.
  • Ao preparar sua sobremesa, para o creme dos doces, bata os ingredientes no liquidificador antes de levar ao fogo para cozinhar. Além de ficar mais homogêneo, não se corre o risco dos mesmos se empelotarem.
  • Importante: antes de começar o preparo de seu prato, leia, atentamente, a receita e separe todos os ingredientes que você vai precisar. Isso ajuda no planejamento do preparo, assim como na possibilidade de não vir a faltar ingredientes.

DICA 4: Assados

  • quando fizer um assado, coloque junto, no forno, uma vasilha refratária cheia de água para evitar que a carne resseque
  • o peixe assado não grudará na fôrma e nem perderá o sabor se você forrar a assadeira com fatias de batatas cruas
  • asse o frango com maçãs dentro. Elas darão um sabor delicioso e deixarão a carne mais úmida
  • para verificar se o frango está assado por completo, faça um furo na ave com uma faca e verifique se o líquido está claro. Se o líquido sair vermelho, é sinal de que ainda está cru
  • para que um assado fique dourado, pincele molho de soja antes de levar ao forno
  • quando assar uma peça inteira de carne, corte as fatias 15 minutos depois de tirar do forno

terça-feira, 22 de novembro de 2011

DICAS 3 : Ovos

Pensamos que escolher ovos é igual escolher uma revista de fofoca - qualquer uma serve, vai dar a mesma noticia mesmo. Mas não é assim.
Quando comprá-los escolha os que tem casca intacta e limpa. E nunca os lave, pois destruirá a camada que protege das bacterias. E também guardar na geladeira com a parte pontiaguda para baixo.


Veja se os ovos são frescos
Comece por colocá-lo dentro de um copo com uma solução de água e sal. Se o ovo for fresco irá até ao fundo; se ficar a meio do recipiente significa que tem cerca de 4 ou 5 dias; se flutuar na água é sinal que já é muito velho e portanto não deve ser consumido.


Caso escorra um pouco da gema para dentro da tigela da clara, com o auxílio de uma das cascas, tente retirar o bocadinho de gema, puxando-o pela parede da tigela.


As claras congeladas crescem muito mais, especialmente no uso em suflês. Para congelá-las, basta separá-las das gemas e acomodá-las em caixas herméticas de plástico e congelar sem adicionar nada e sem alterar o seu estado físico.
Duas colheres de sopa de claras congeladas equivalem a uma clara normal.


Quando quiser descascar ovos cozidos quentes, mergulhe-os em água fria.

Panar (truque):
Bata os ovos e junte um fio de água, verá que lhe rende muito mais os ovos.

DICAS 2 : Arroz - como escolher, preparar, entre outros

Quem nunca deixou o arroz queimar? Ou então passar do ponto e ele ficar como uma "papa"? Eu sempre deixava ele assim rsrs (que cozinheiro não? hehe). Vou passar umas dicas de como escolher os melhores grãos de arroz, o que fazer quando ele queima e alguns truques para ele ficar mais soltinho. Simboraaaa!!

1
O arroz solto, feito com o tipo de arroz longo ou médio, só fica bom com grãos inteiros. Ao comprar, prefira aquele que apresente os grãos médios, com menos quantidade possível de grãos partidos. Não compre se estiver opaco, pois ficará empapado. O arroz deve ser um pouco translúcido. Para risotos, escolha o arroz de grão curto. nas lojas de produtos especializadas de produtos alimentares, existem tipos de arroz italianos especiais para este prato. Ao escolher arroz integral, prefira-o sem resíduos, sinal de caruncho ou ácaros; aracnídeos microscópios que atacam o germe dos grãos - a presença de pó no fundo da embalagem pode indicar a sua presença.
Convém guardar o arroz em latas ou frascos, evitando deixá-lo na embalagem, onde poderá absorver o cheiro de outros produtos que estejam próximos.

2
Lembre-se de que o arroz deve ser sempre posto a cozer em água fervente, nunca em água fria ou morna. Mesmo a água que se adicionar durante o cozimento deve ser quente.
Um bom arroz, bem solto, depende até certo ponto da sua qualidade. Há certos tipos que cozinham rapidamente: são os melhores para preparar arroz-doce. Deve escolher bem o arroz, lavá-lo em diversas águas e deixá-lo secar durante cerca de uma hora numa peneira ou no escorredor. Eis a maneira mais comum de preparar arroz. Para cada duas chávenas de arroz cru, refogue 1 cebola picada em 3 colheres (sopa) de azeite. Junte, se quiser, um tomate pequeno, sem pele nem sementes, picado. Assim, o arroz ficará levemente rosado. Mexa bem, deiteo arroz no tacho e deixe ao lume durante alguns minutos, mexendo para não pegar no fundo. Em seguida, junte cerca de 5 chávenas de água fervente. A maior ou menor quantidade não só depende da qualidade do arroz, como do facto de o preferir mais ou menos cozido. Junte o sal, mexa bem, deixe ferver durante 5 minutos em lume vivo e depois diminua a chama. Em média, o arroz leva de 15 a 20 minutos para cozinhar. Para aquecer, ao jantar, o arroz que sobrou do almoço, a melhor maneira é fazê-lo em banho-maria. Ou, então, coloque o tacho do arroz sobre outro tacho, ou sobre a panela da sopa para que aqueça no vapor. Uma outra forma, ainda, é colocar o arroz numa peneira e esta sobre um tacho com água fervente.

3

A quantidade certa

Prepare aproximadamente 50 g de arroz (cru) por pessoa;
Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 g de arroz cru serão equivalentes a 150 g de arroz cozido.

4
Truques para um arroz mais solto
I. faça um furo no arroz quando este estiver quase cozido. Verta nesse espaço uma colher de sopa de vinagre e deixe cozer lentamente por mais dois minutos. 

II.   Um processo chamado "à oriental": Coloca-se numa caçarola 3 colheres(sopa) de maneteiga e leva-se ao fogo baixo para derreter. Depois põe-se 1/2kg de arroz não lavado  e mexe-se até ele ficar alourado absorvendo a manteiga. Em seguida adiciona-se a água fervendo (a água tem que ter o dobro do volume do arroz). Deixa-se no fogo, sem mexer, por 20 a 25 minutos; e quando estiver meio cozido, tira-se a panela do fogo e ponha-a no forno para cozinhar por completo e secar.

III. Passar o arroz por água corrente depois deste estar cozido pode ser uma forma de o tornar mais solto.
 
IV. Um truque simples é adicionar uma gota de limão na água, ele ficará mais solto.

5
Para o arroz ficar seco - cinco minutos antes de terminar o cozimento, coloque uma fatia de pão dentro da panela. Tape e termine de cozinhar o arroz. O pão absorverá o excesso de água e os grãos incharão.
Se você quiser o arroz soltinho e não conseguir, quando ele estiver pronto, destape a panela e adicione uma colher de sopa de água fria. Deixe por alguns minutos, seque e veja o resultado.

6
E quando o arroz queima? xiiiiii (lascou rsrs)


Para eliminar o cheiro e sabor a queimado, introduza uma cebola cortada ao meio entre o arroz. Deixe dentro da panela por alguns minutos e depois transfira o arroz para outro recipiente sem retirar o fundo que ficou queimado.
Para retirar resíduos de arroz queimado do fundo da panela, junte um pouco de água com vinagre, leve ao fogo, deixe ferver e vá soltando os resíduos com uma colher de pau.

7
Temperando o arroz

Se no final do cozimento, o arroz estiver com pouco sal, não se desespere - misture um pouco de sal num copo de água e leve de volta ao fogo. Se estiver muito salgado, ponha uns pinguinhos de limão (como é ácido ele irá reter o excesso de sal)

DICAS: Como lavar bem as louças

Bom resolvi dar um tempinho nas receitas, e estou agora colocando algumas dicas para utilizar na cozinha. O título pode ser bem clichê, mas não é pra ensinar ninguem a lavar os pratos rsrsrs. São dicas para auxiliar na hora em que precisamos lavar uma louça e ela tá toda encrostada de sujeira. Vamos a elas:


1. Para que a panela não fique preta ao ferver ovos, coloque dentro um pedacinho de limão ou umas gotinhas de vinagre.



2. Limpe as panelas de Tefal com jornal e pó de café usado, e as panelas esmaltadas com álcool.



3. Os resíduos de alimentos cozidos que ficam grudados no fundo da panela sairão facilmente se você colocar quatro colheres de sopa de sal e um pouco de água e deixar ferver durante quinze minutos.



4. Para tirar as manchas amarelas da panela depois de uma bfritura, ensaboe bem a parte amarelada e deixe esquentar. Depois, passe uma palha de aço enquanto a panela estiver quente.



5. Para lavar louça, você pode usar um detergente barato e acrescentar, para cada meio litro, uma colher de sopa de vinagre. O vinagre cortará a gordura e deixará a louça brilhando.



6. Para limpar peças de prata, mergulhe-as numa solução de água fervente com sal e deixe por cinco minutos. Depois, lave as peças em água corrente com sabão de coco.



7. Antes de ralar queijo, pincele o ralador com óleo. Na hora de lavar, o queijo se soltará mais facilmente.



8. Tire as manchas da pia de aço inoxidável com um pano embebido em álcool. Se houver ferrugem, passe fluido de isqueiro, depois gotas de óleo de oliva e, em seguida, uma esponja com detergente. A pia ficará novinha.



9. Para limpar o mármore, esfregue-o com um saquinho de sal, molhado.



10. Para retirar a gordura do exaustor de cozinha, retire o filtro e deixe de molho em água bem quente, com algumas gotas de detergente. Enxágüe bem antes de recolocar no lugar.