segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Receita - Bolo de Laranja com Amêndoas

Esse bolo parece ser bom (pela foto parece ser, rsrsrs). Só que ele leva um ingrediente meio peculiar AZEITE DE OLIVA. Mas vamos a receita

Tempo de Preparo
Médio - 1 hora e 30 minutos, mais uns 30 minutos para esfriar

Ingredientes

3 laranjas-baía grandes inteiras e bem lavadas
4 ovos
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
200 g de amêndoas moídas (1 xícara (chá) da farinha de amêndoa)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
2/3 de xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem espanhol

Para a cobertura:

2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
Modo de preparo

Aqueça o forno 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha 1 assadeira média, reserve.
Aqueça 2 laranjas inteiras numa panela com água até cobrir, conte 10 minutos da fervura, escorra e passe por água fria até esfriar. Corte-as com a casca em cubos, descarte as sementes e bata no liquidificador com o suco espremido da laranja restante até obter uma pasta lisa.
Com a batedeira, bata os ovos em velocidade alta até obter um creme fofo, junte o açúcar, desligue a batedeira e, com uma espátula, incorpore as farinhas de amêndoa e de trigo, o fermento, o sal, a pasta de laranja e o azeite.
Coloque a massa na assadeira e asse por um 45 minutos, até que esteja crescido, dourado e se soltando das bordas da fôrma (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Deixe o bolo amornar por 5 minutos sobre uma grelha e, enquanto isso, para a cobertura, misture numa tigelinha o açúcar e a água de flor de laranjeira. Então, pincele o bolo com metade da mistura, espere 5 minutos e pincele de novo.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Receita 2 - Rosbife com Salada Morna de Batatas

Esse prato é uma ótima sugestão pra um almoço; para aqueles que não querem algo tão encrementado.

Ingredientes:
  • 250 grama(s) de filé mignon em formato de bastonete
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • 50 ml de azeite
Salada Morna de Batatas
  • 1 batata cozida em cubinhos aquecida
  • 1/2 maça verde cortada em cubinhos
  • 1/4 de salsão cortado em cubinhos
  • 1 mandioquinha cozida amassada aquecida
  • 1 colher(es) de sopa de maionese
  • 5 gota(s) de suco de limão
  • 2 colher(es) de sopa de salsinha picada
  • sal a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira bem quente, coloque o azeite, doure o filé mignon por 3 minutos de um lado. Vire e doure mais 3 minutos do outro. Retire e deixe descansar por 5 minutos. Reserve.
Salada Morna de Batatas
Misture todos os ingredientes em um bowl e reserve. Fatie o rosbife em rodelas de 1 cm e sirva com a salada de batatas morna. 

Dica: Para fazer em formato de bastonete (também chamados de tournedos), enrole o pedaço a ser utilizado num papel filme, deixe-o bem esticado e corte no tamanho descrito na receita ou ao seu modo.


Receita - Torta de Limão Siciliano

Essa torta eu acabei de ver num site, ela é de um restaurante de São Paulo, não é tão complicada.
Vamos aos ingredientes:





 Massa:
  • 6 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga (temp. ambiente)
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo
Quebre os ovos um a um, junte a manteiga e o acúcar e bata repetidamente. Quando estiver tudo misturado, acrecente aos poucos a farinha de trigo. Vá batendo até dar liga. Quando estiver menos líquida, vá misturando com as mãos, acrescentando mais farinha se necessário.
Quando já estiver consistente, abra-a num disco de alumínio (ou em outra placa redonda) polvilhada de farinha, com a ajuda de um rolo. Deixe-a lisa e retire o excesso. Forre o fundo da assadeira com essa massa; dê o formato as bordas. Fure a massa com um garfo (evita que forme "bolhas"). Coloque pra assar 180 ºC por 20 minutos (até dourar).

Recheio:
  • 2 limões sicilianos
  • 2 limões tahiti
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 lata de leite condensado
OBS: Essa torta leva chantilly, como gosto mais de comprá-lo pronto, aí vai a receita caseira:

CHANTILLY
  • 1/2 l de creme de leite
  • 3 col. (sopa) de açúcar
  • 2 col. (sopa) de essência de baunilha
Bata tudo na batedeira em velocidade máxima, até adquirir uma consistência durinha.
DICA: o creme de leite deve ser gelado, assim como o bowl da batedeira.

Vamos ao recheio:
   Acrescente o creme de leite ao leite condensado e junte os sucos dos limões tahiti e siciliano (antes de espremê-los tire as raspas). Misture-os bem até adquirir uma consistência cremosa. Junte as raspas dos limões e misture-os novamente por 2 minutos. Junte aos poucos 2 xic. de chantilly e misture.
Com a massa já assada, coloque o recheio. Decore com o restante do chantilly, utilizando um saco de confeitar e um bico pequeno. Finalize com as raspas do limão e ponha na geladeira duas horas antes de servir.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

algumas fotos do curso.



Esses são alguns pratos que fiz durante a faculdade.




Dicas de Filmes

Parece que quando vemos algum filme que fale sobre culinária, ficamos sempre com vontade de querer saber quais são os pratos que os atores estão preparando. Aqui vão dois deles que achei muito bom.

Ótimoooo filme, fala de uma chef muito "certinha" que acaba encontrando um outro chef mais divertido, que a dividirá entre as panelas e o seu coração. Depois ela descobre que o mundo é bem maior que uma cozinha.

Esse filme é sensacional, uma mulher parte em busca do "apetite" da vida - encontrar uma boa comida, a meditação e um novo amor. Se puderem assistam, vale a pena.
  








 







Dicas de Livros

Gente sempre que puder, irei postar algumas dicas de livros que tenho, ou que já li.
Pois é sempre bom nos mantermos informados não?

Esse livro é muito interessante, não apenas para quem está na área, mas para quem quer saber um pouco das tecnicas(francesas, pois a gastronomia surgiu na França) que são utilizadas no mundo inteiro. É um livro ideal, possui muitas dicas interessantes, desde como preparar um peixe até sugestão de cardápios; vale a pena conferir. 


Outros livros bons:
  
* 400g - Técnicas de Cozinha


* Passaporte para o sabor 

 

Algo bastante importante numa cozinha... e tb para outras coisas!!

Começarei explicando como é bom ter uma cozinha limpa, nesse caso com a manipulação de alimentos.
Como sabemos, qualquer pessoa que entra nesse ramo tem que saber o máximo de limpeza, pois o alimento será servido a outras pessoas, e não queremos q ninguem vá parar na UTI né?
Primeiro e o principal: lavar bem as mãos. Esse procedimento foi mostrado na aula de Microbiologia de Alimentos. Também não devemos esquecer de cortar muito bem as unhas, pois nela se encontram diversos micróbios que podem contaminar o alimento.
Algumas pessoas insistem que limpeza demais é frescura, porém a gente sabe que nunca é demais (pelo menos nessa área né).
Então, devemos sempre seguir essas dicas para não termos que no futuro nos queixarmos que temos uma dor aqui ou acolá.

Porquê decidi fazer gastronomia?

Nossa, essa é uma pergunta que todos me fazem, e que também ainda fico com um pouquinho de dúvidas, ainda que já esteja concluíndo o curso (hehehe).

Bom, quando estava acabando meus estudos no ensino médio, eu sempre clicava na mesma tecla, que queria fazer biblioteconomia; porém com o passar do tempo, vi que não era o que queria. Procurei saber como era a área, mas não entretive-me nela. Então, com conselhos de pessoas vizinhas que diziam que eu tinha um talento, digamos assim, para cozinhar, eu fui em frente e me arrisquei.
Então hoje estou numa faculdade de gastronomia fazendo aquilo que gosto.

Um Novo Começo

Olá Pessoas!! Como vão vocês? Decidir fazer esse blog para mostrá-los como algumas coisas que aprendemos (em relação á culinária, é claro!!) ao longo dos anos, estão meio ultrapassados.
Mas não se assustem, creio que irão se encantar com algumas coisas ditas aqui :)